05/11/2011

Expressão Escrita - sugestão de temas para produção de textos

Durante o ano letivo, cada aluno tem de escrever, por iniciativa própria, pelo menos dois textos por período. Como há alunos que estão constantemente a perguntar-me sobre que tema hão de escrever, aqui ficam algumas sugestões para os vossos textos. om trabalho!



Notas: 
- Podes ver também as sugestões de temas para produção de textos que deixei nesta ficha!

- Não te esqueças de, no final, responder a esta ficha de autoavaliação da expressão escrita, que deverás colocar no teu portefólio.

Para conhecer o Acordo Ortográfico (ppt)

PowerPoint sobre o novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa, para ficares a conhecer as alterações introduzidas na nossa língua.


Para completares o teu estudo, consulta esta lista de vídeos 

03/11/2011

A Banda Desenhada - características

Ainda não vos tinha disponibilizado a ficha informativa sobre banda desenhada. Pois bem, aqui está ela. Acho-a particularmente interessante pois explica as características da BD num texto em banda desenhada, o que não é muito comum! 
Descarrega-a, lê-a com atenção e guarda-a no teu portefólio. Bom estudo!




NOTA:
Sobre as características da BD, vê este vídeo ou, se preferires, consulta estes powerpoints
Para completar o teu estudo, realiza este exercício interativo (palavras cruzadas).

28/10/2011

A Banda Desenhada - Ficha de Trabalho

Terminámos o estudo da Banda Desenhada. Assim sendo, aqui tens um pequeno exercício para poderes aplicar os teus conhecimentos sobre esta matéria. No final, consulta a proposta de correção. Bom trabalho!




Nota - Se, porventura, tiveres alguma dificuldade na resolução deste exercício, consulta esta ficha informativa ou, se preferires, este PowerPoint sobre as características da banda desenhada.


17/10/2011

Carta de Reclamação - características e estrutura

Ficha Informativa sobre a Carta de Reclamação. Descarrega-a e lê-a com atenção, para veres as características deste tipo de texto e quais as partes que a constituem. É que, quem sabe, um dia poderás precisar de escrever uma...




14/10/2011

Texto Publicitário – características

1. Um Texto Publicitário pretende despertar nas pessoas:


ATENÇÃO   INTERESSE  DESEJO  MEMORIZAÇÃO    ACÇÃO     (AIDMA)


A Atenção prende-se com um grafismo sugestivo
O Interesse, com a linguagem
O Desejo, com estímulos
A Memorização, com técnicas de fixação
A Ação, com o ato da aquisição do produto (a compra)


2. Deve ser constituído por:
Um SLOGAN - texto original, breve, com uma linguagem simples que facilite a sua memorização
Uma IMAGEM - de preferência a cores, para despertar a atenção.
Um TEXTO DE ARGUMENTAÇÃO - complementar ao slogan, explicitando o produto com mais pormenor.
Um SÍMBOLO DA MARCA do produto


3. O texto publicitário tem como objetivo primordial persuadir e incentivar o consumo. Para isso serve-se de vários recursos estilísticos:

- Aliteração
- Onomatopeia
- Rima
- Repetição
- Abundância de adjectivos
- etc.


4. Funções da linguagem predominantes
- Função apelativa: uso do imperativo; do vocativo; do infinito e do conjuntivo com valor imperativo
- Função poética: uso de figuras de estilo (referidas em 3)


Em resumo:
Publicidade é uma palavra que deriva do latim (publicum). É uma técnica que tem por objetivo promover a venda de produtos (publicidade comercial) ou a divulgação de ideias (publicidade institucional). 

Baseia-se em três princípios:
Estudo do mercado - deve conhecer-se bem o mercado, a concorrência, para que a venda seja eficaz
Marketing - uso de técnicas  para convencer o recetor a comprar a mercadoria. Normalmente, fazem-se promoções, enviam-se amostras, etc.
Motivação - devem utilizar-se todos os processos par persuadir o consumidor.


NOTA - Para imprimires este texto numa ficha informativa, carrega AQUI

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails