03/11/2011

A Banda Desenhada - características

Ainda não vos tinha disponibilizado a ficha informativa sobre banda desenhada. Pois bem, aqui está ela. Acho-a particularmente interessante pois explica as características da BD num texto em banda desenhada, o que não é muito comum! 
Descarrega-a, lê-a com atenção e guarda-a no teu portefólio. Bom estudo!




NOTA:
Sobre as características da BD, vê este vídeo ou, se preferires, consulta estes powerpoints
Para completar o teu estudo, realiza este exercício interativo (palavras cruzadas).

28/10/2011

A Banda Desenhada - Ficha de Trabalho

Terminámos o estudo da Banda Desenhada. Assim sendo, aqui tens um pequeno exercício para poderes aplicar os teus conhecimentos sobre esta matéria. No final, consulta a proposta de correção. Bom trabalho!




Nota - Se, porventura, tiveres alguma dificuldade na resolução deste exercício, consulta esta ficha informativa ou, se preferires, este PowerPoint sobre as características da banda desenhada.


17/10/2011

Carta de Reclamação - características e estrutura

Ficha Informativa sobre a Carta de Reclamação. Descarrega-a e lê-a com atenção, para veres as características deste tipo de texto e quais as partes que a constituem. É que, quem sabe, um dia poderás precisar de escrever uma...




14/10/2011

Texto Publicitário – características

1. Um Texto Publicitário pretende despertar nas pessoas:


ATENÇÃO   INTERESSE  DESEJO  MEMORIZAÇÃO    ACÇÃO     (AIDMA)


A Atenção prende-se com um grafismo sugestivo
O Interesse, com a linguagem
O Desejo, com estímulos
A Memorização, com técnicas de fixação
A Ação, com o ato da aquisição do produto (a compra)


2. Deve ser constituído por:
Um SLOGAN - texto original, breve, com uma linguagem simples que facilite a sua memorização
Uma IMAGEM - de preferência a cores, para despertar a atenção.
Um TEXTO DE ARGUMENTAÇÃO - complementar ao slogan, explicitando o produto com mais pormenor.
Um SÍMBOLO DA MARCA do produto


3. O texto publicitário tem como objetivo primordial persuadir e incentivar o consumo. Para isso serve-se de vários recursos estilísticos:

- Aliteração
- Onomatopeia
- Rima
- Repetição
- Abundância de adjectivos
- etc.


4. Funções da linguagem predominantes
- Função apelativa: uso do imperativo; do vocativo; do infinito e do conjuntivo com valor imperativo
- Função poética: uso de figuras de estilo (referidas em 3)


Em resumo:
Publicidade é uma palavra que deriva do latim (publicum). É uma técnica que tem por objetivo promover a venda de produtos (publicidade comercial) ou a divulgação de ideias (publicidade institucional). 

Baseia-se em três princípios:
Estudo do mercado - deve conhecer-se bem o mercado, a concorrência, para que a venda seja eficaz
Marketing - uso de técnicas  para convencer o recetor a comprar a mercadoria. Normalmente, fazem-se promoções, enviam-se amostras, etc.
Motivação - devem utilizar-se todos os processos par persuadir o consumidor.


NOTA - Para imprimires este texto numa ficha informativa, carrega AQUI

28/09/2011

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Para ficares a conhecer as mudanças trazidas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, aqui tens uma compilação de dez vídeos, cada um deles com menos de um minuto.
Estes pequenos vídeos, editados pela Porto Editora, constituem uma maneira simples e rápida de saberes o que mudou na ortografia da nossa língua. Espero que te sejam úteis:




nota - sobre o novo Acordo Ortográfico da Língua portuguesa, consulta este powerpoint.

26/09/2011

A Notícia - estrutura, características e linguagem (II)

Para sistematizar as características da notícia e a sua estrutura, disponibilizo mais uma ficha informativa. Descarrega-a-a, lê-a com atenção e guarda-a, depois, no teu portefólio. Bom estudo!



nota: sobre as características de uma notícia, podes ainda consultar este powerpoint e esta ficha.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails