23/03/2009

COMO ESTUDAR PARA UM TESTE

Como prepararas um teste?

Os testes, as fichas de avaliação ou os exames são dos momentos mais importante da tua vida escolar.
Deves preparar-te bem e com antecedência para conseguires bons resultados.
O medo ou alguma ansiedade são normais e, até certo ponto, preparam-te para a acção, na medida em que é necessária alguma adrenalina para enfrentares o desafio que é uma avaliação. Tudo o que te exija velocidade de raciocínio, de esforço, de concentração, de resistência, de destreza, implica que estejas alerta, activo e muito atento.

Antes do teste:

  • Estuda com tempo. Estudar apenas na véspera normalmente dá maus resultados e não te deixa tempo para tirares todas as tuas dúvidas. A véspera deve ser reservada para uma revisão final da matéria e não para estudar toda a matéria. Nunca ouviste dizer: “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”? Então prepara-te com alguma antecedência!
  • Treina-te a dar as respostas possíveis, por exemplo resolvendo testes antigos ou os testes formativos do manual. Um jogo de perguntas e respostas, que podes fazer com os teus colegas, costuma dar bons resultados.
  • Procura dormir bem: a frescura física é uma condição essencial para ter sucesso numa prova de avaliação.
  • Encara as provas com autoconfiança: o medo excessivo é um obstáculo ao teu êxito escolar.
  • Traça previamente um plano de estudo dos conteúdos e reserva, para a véspera da prova, a revisão final.
  • Volta a ler os sublinhados do texto do manual, as anotações e os apontamentos para melhor consolidares os teus conhecimentos.

Durante a realização do teu teste:

  • Não te esqueças de levar todo o material necessário à realização do teste.
  • Lê todo o enunciado da ficha antes de responderes, pois poderás tomar as atitudes mais correctas quanto à distribuição do tempo e à forma de organização das tuas respostas.
  • Distribui o tempo pelas várias perguntas, tendo o cuidado de deixar os últimos 5 ou 10 minutos para uma leitura/revisão das respostas.
  • Procura captar sempre o sentido exacto das questões, conhecendo previamente o significado de termos como: Define, Interpreta, Explica, Analisa, Comenta, Relaciona, Explicita. Lembra-te de que as perguntas mal compreendidas serão quase sempre as mal respondidas.
  • Faz uma lista de tópicos antes de começares a responder. De seguida, ordena-os de forma lógica e coerente e, só depois, elabora a tua resposta.
  • Começa a responder às perguntas mais simples e fáceis. Em caso de dificuldade, não te deixes bloquear e passa imediatamente a outra questão.
  • Responde de forma clara e segura. Evita falar daquilo que não dominas muito bem.
  • Cuida a tua caligrafia, pois a legibilidade de um texto facilita a sua avaliação. Se o professor não conseguir ler a tua resposta não poderá considerá-la correcta e tu só perderás com isso!


Após a entrega/correcção da prova:

  • Quaisquer que sejam os resultados, solicita ao professor um comentário à tua ficha.
  • Em casa, consulta o manual e responde às questões em que tiveste mais dificuldades. Recorre de novo ao professor se ainda tiveres alguma dúvida.
  • Se tiveres uma nota baixa, não encares o resultado com uma derrota… Assume a responsabilidade e, sobretudo, lembra-te de que é apenas um aviso de que deves estudar mais ou melhorar os teus métodos de estudo. Confia em ti e não desanimes.
  • Se obtiveste uma boa classificação, orgulha-te do resultado mas não o encares com triunfalismo. Continua a trabalhar, pois essa é a chave para o teu êxito.


NOTA:
para saberes mais sobre como estudar, como fazer resumos e esquemas e como tirar apontamentos, consulta este sítio: Núcleo de Apoio ao Aluno, pois aí encontrarás algumas dicas que te poderão ser bastante úteis!

9 comentários:

  1. brigado serviu-me muito
    =) bjs xD

    ResponderEliminar
  2. vou seguir estes conselhos.
    muito obrigada

    ResponderEliminar
  3. concordo em tudo o que disse mas fazer isto tudo e muito complicado.
    as primeiras 2 partes deu.me conselhos e fiquei melhor esclarecido por assim dizer.
    mas na ultima parte responder as questoes em que tive mais dificuldade recorrendo ao manual..
    a portugues responder as perguntas de interpretaçao nao e com o livro mas sim com a cabeça lendo livros pq desenvolvemos a mente e facilmente respondemos a estas perguntas,coisa que devia fazer mais.
    e normalmente os testes vem de seguida pelo que nao tenho tempo para rever o meu teste.e nos nao temos so uma displicina temos varias pelo que um aluno que tenha negas tem de se esforçar mas normalmente duvido que ele va ver o teste anterior,se quiser ter uma boa nota vai estudar anteriormente para ver mais ou menos durante a aula tira as duvidas e depois o apoio serve para tirar duvidas e durante esse tempo vai´de certeza tirar uma boa nota.
    secalhar mais tarde tenha mas e um bocado complicado por vezes.
    no entanto bons conselhos

    Ps:espero nao ter sido chato xp,apenas dei a minha opiniao.
    ando no 9ano e tive 4 a portugues xP

    ResponderEliminar
  4. sao otimos conselhos!!

    ResponderEliminar
  5. Com um pouco de força de vontade à mistura vamos lá xD

    ResponderEliminar
  6. muito bom os conselhos

    ResponderEliminar
  7. Eu ando no 8º ano e você ajudou me muito e espero obter melhores resultados

    ResponderEliminar
  8. muito obg pelas dicas serviu-me muito para o meu teste de português!!! este site é, por e simplesmente espéctacular!!!!!OBG!!!!!!!

    ResponderEliminar
  9. valeu vc me ajudou muito

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails