17/03/2009

ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS (parte 2)

*ORAÇÕES COORDENADAS*
1- Orações coordenadas copulativas
Exprimem a simples adição de orações. Podem ser introduzidas por:
     - Conjunções: e; nem, também.
     - Locuções: não só...mas também; tanto...como; não só...como também.
Ex: Chove e troveja.

2- Orações coordenadas adversativas
Indicam oposição ao que se disse anteriormente. Podem ser introduzidas por:
     - Conjunções: mas; porém; todavia; contudo.
     - Locuções: no entanto; apesar disso; ainda assim; não obstante.
Ex: A avestruz tem asas, mas não voa.

3- Orações coordenadas conclusivas
Indicam uma conclusão tirada do que se disse anteriormente. Podem ser introduzidas por:
     - Conjunções: pois; portanto; logo.
     - Locuções: por consequência; por conseguinte; pelo que, por isso
Ex: A terra está molhada, logo choveu.

4- Orações coordenadas disjuntivas
Exprimem alternância, distinção ou contraste. Podem ser introduzidas por:
    - Conjunções: ou (repetido ou não).
     - Locuções: ora...ora; quer...quer; seja...seja; seja...ou; já...já; nem...nem.
Ex: Ora chove ora faz sol.


*ORAÇÕES SUBORDINADAS*
1- Orações subordinadas temporais
Expressam a ideia de tempo. Podem ser introduzidas por:
     - Conjunções: quando; enquanto;
     - Locuções: logo que; depois que; desde que;
Ex.: Ele chamou o elevador quando eu fechei a porta.

2- Orações subordinadas causais
Expressam a ideia de causa ou o motivo. Podem ser introduzidas por:
     - Conjunções: porque; pois; como;
     - Locuções: visto que; pois que; por causa de;
Ex.: Não vou sair, porque está a chover.

3- Orações subordinadas finais
Expressam ideia de fim (objectivo). Podem ser introduzidas por:
     - Conjunções: para (= para que);
     - Locuções: para que; a fim de que;
Ex.: Estudem, para que passem de ano.

4- Orações subordinadas condicionais
Expressam uma condição ou hipótese. Podem ser introduzidas por:
     - Conjunções: se;
     - Locuções: salvo se; excepto se; a não ser que;
Ex.: Se estudares tens o teu futuro garantido.


5- Orações subordinadas consecutivas
Expressam uma consequência. Podem ser introduzidas por:
     - Conjunções: que (antecedida por "tanto, de tal modo");
     - Locuções: de maneira que; de forma que; de modo que;
Ex.: Aindei à chuva, de modo que fiquei constipado.


6- Orações subordinadas comparativas
Expressam uma comparação. Podem ser introduzidas por:
     - Conjunções: como, conforme;
     - Locuções: assim como... assim também; tão... como;
Ex.: Aquele animal é forte como um elefante.


100 comentários:

  1. bom blog

    ;) ajudou imenso

    ResponderEliminar
  2. ta mesmo muito bom por causa deste resumo tive muito bom no teste.

    muito obrigado

    (:

    ResponderEliminar
  3. obrigado por a ajuda para o teste mt fixe!!!
    lol

    ResponderEliminar
  4. me ajudou muito , obg

    ResponderEliminar
  5. "Anónimo" teve muito bom em que ano ? 8º ?

    ResponderEliminar
  6. d+ o site ! super bem feito !
    VG, :*

    ResponderEliminar
  7. ESTES APONTAMENTOS DÃO MESMO JEITO, MUITO OBRIGADA!!! FASSAM MAIS POR FAVOR!!! AMANHÃ TENHO TESTE DE LINGUA PORTUGUESA...

    ResponderEliminar
  8. Eu também tenho teste de português e esta matéria dá muito jeito.

    ResponderEliminar
  9. por acaso esta tudo muito bem explicado!

    ResponderEliminar
  10. Vou ter teste intermedio de portugues e sempre tive duvidas nisto, obrigada foi muito util!

    ResponderEliminar
  11. Tambem vou ter teste intermédio... grande ajuda... bgd

    ResponderEliminar
  12. amanha tenho teste de portugues
    e tenho dificuldades nesta materia
    o blog foi mto util
    foi mto bom esclareceu.me as duvidas que tinha
    obrigada

    ResponderEliminar
  13. Tou no 9ano e nao encontrava nada disto nos livros,nao deve ter este ano.
    por aqui tive um resumo do que e preciso facilmente.obrigado pela ajuda.

    ResponderEliminar
  14. Muito util ja percevi esta parte da mateiria

    ResponderEliminar
  15. muinto intersante para os alunos perseverem a materia!

    ResponderEliminar
  16. k bom finalmente alguem me tirou as dúvidas!

    ResponderEliminar
  17. Eu estou no 6º ano e amanha vou ter um teste desta materia,espero que isto tenha sido util! Obrigada!

    ResponderEliminar
  18. Muito obrigado!!!! Foi muito útil... Esta muito bom

    ResponderEliminar
  19. Descobri este site e de repente começou-me toda a gente a perguntar onde é que eu ia encontrar esta informação. Claro que indiquei este site : ) está óptimo

    ResponderEliminar
  20. Por favor e que tal por isto em prática com exercicios para os alunos trainarem. é perciso pensar muito para chegar a essa conclusao nao é????

    ResponderEliminar
  21. se procurares bem, há neste blogue exercícios sobre orações coordenadas e subordinadas.

    ResponderEliminar
  22. eish , obrigado! :D deu mesmo jeito isto!

    ResponderEliminar
  23. muito obrigado, ajudou-me muito nas minhas dificuldades! continuem assim!

    ResponderEliminar
  24. é muito bom este blog.
    vai dar jeito

    ResponderEliminar
  25. Parabéns pelo blog é óptimo para estudar! Obrigada pela ajuda! :D Beijocas a todos e bons estudos!

    ResponderEliminar
  26. muito bom n sabia nada disto e agora percebo

    ResponderEliminar
  27. Podia pôr uns exercícios também ;)

    ResponderEliminar
  28. NAO ESTÁ COMPLECTO!!!

    ResponderEliminar
  29. muito fixe .. tem muita coisa aqui no seu blog que por vezes eu não consigo encontrar notros sitios :)
    obrigado...

    ResponderEliminar
  30. ajudou-me bué! obrgd

    ResponderEliminar
  31. agora já percebi, agradeço a sua ajuda
    =)

    ResponderEliminar
  32. muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  33. ando no 10º e deu-me muito jeito

    obrigado...

    ResponderEliminar
  34. vou recomendar, muito bom :D

    ResponderEliminar
  35. esta muito bom este site..vou ter exame e esta me a ajudar muito na gramatica..pois nunca percebi esta materia

    ResponderEliminar
  36. yo obrigadao pelo blog!! amanha tenho o meu ultimo teste d LP e é sobre funcionamento da lingua e a stora disse k ia aparecer mto desta matéria e com isto perdi mais umas duvidazitas!! hehe obg

    ResponderEliminar
  37. obrigado pelos seus blogs dão uma grande ajuda . com a sua ajuda espero arrasar no exame nacional

    ResponderEliminar
  38. blog muito bom mesmo....ajodou-me muito..esta materia sai sempre no exame nacional...e com a ajuda deste resumo percebi muito bem....

    ResponderEliminar
  39. mesmo uma grande ajuda
    o q me faltava para o exame :)
    obrigda

    ResponderEliminar
  40. Eu gostei muito dos exemplos, mas acho que deveria ser mais específico, pois não chegou a dar uma exemplo concreto de como podemos classificar as orações; distinguir uma oração subordinada de uma subordinante...

    ResponderEliminar
  41. para o comentário anterior:
    para distinguir as orações, se são coordenadas ou subordinadas, qual é a subordinada e qual é a subordinante, devem consultar o texto "Orações coordenadas e subordinadas parte 1)

    ResponderEliminar
  42. caaaaaaaara isso me ajudou muito na prova de depois da manhã! não sabia nadinha kkkk ! beijos ai prof muito inteligente ;) hehe
    by-kaaaaaaaarlinha =)

    ResponderEliminar
  43. car me ajudou muito valeu.
    nota 10
    abração

    ResponderEliminar
  44. isso me ajudou muito, obrigada
    by; mari

    ResponderEliminar
  45. As subordinadas estão muito incompletas.

    ResponderEliminar
  46. grande professor, eu nao percebia da materia ate encontrar este blogue e amanha vou ter teste e este blogue preparou me bastante para ele por isso devo agradecer ao professor que criou este "salva vidas", graaande blogue!!!!! tem que haver mais professores de portugues assim que explicassem da maneira mais simples como os seus powerpoints :)

    ResponderEliminar
  47. Heey, achei legal o blog, mas está faltando nas coordenativas as orações coordenativas explicativas e nas subordinadas faltam as concessivas, conformativas e as proporcionais.

    ResponderEliminar
  48. para o comentário anterior:
    ainda bem que gostou do blogue. no entanto, o facto de "faltarem" alguns tipos de orações coordenadas e subordinadas tem a ver com o facto de não fazerem parte do programa do 8º ano. para além do mais, em Portugal não existe orações subordinadas conformativas e proporcionais. é a primeira vez que vejo esses nomes e certamente devem ser do português do brasil.
    está explicado! continue a frequentar o blogue!

    ResponderEliminar
  49. o saite ta muito fixe

    ResponderEliminar
  50. este blog ajudou-me muito para fazer o teste. parabens pelo blog. está muito bom, mesmo. :D

    ResponderEliminar
  51. eu nao percebia nada desta matéria e este blog foi a minha salvação para o teste :D

    óptimos PowerPoint's

    ResponderEliminar
  52. Obrigado, deu-me uma grande ajuda.

    ResponderEliminar
  53. vai me ajudar muitos para os testes intermedios a portugues

    ResponderEliminar
  54. Muito bom este site, eu ando no 9ºano, e amanhã vou ter teste intermedio!! Obrigado pela grande ajuda!

    ResponderEliminar
  55. Isso me ajudou em uma pesquisa em um trabalho de ultima hora ...valeu pela ajudaa !!

    ResponderEliminar
  56. ajudou-me bue no teste de prortugues obrg

    ResponderEliminar
  57. Bom Blogue.
    Vai mesmo ajudar para o teste.
    Cumprimentos! ;)

    ResponderEliminar
  58. Obrigado, muito bom blog! Vai ajudar-me imenso para o teste! ;)

    ResponderEliminar
  59. obrigado ta brutal e deu me mt jeito

    ResponderEliminar
  60. Gostei. Parabens pelo blog e obrigada pela ajuda do trabalho

    ResponderEliminar
  61. Conteúdo útil como este é raro na Internet. Obrigado!

    ResponderEliminar
  62. Bem se nao fossem voces provavelmente iria tirar negativa a portugues. Valeu :D

    ResponderEliminar
  63. É um apontamento extremamente util!
    Apesar de nas subordinantes faltar as concessivas e as integrantes

    ResponderEliminar
  64. ta porreiro.. mas isso tudo é fácil xD

    ResponderEliminar
  65. Vou Ter Teste Amanha..... Isto Ajudou =D

    ResponderEliminar
  66. Muito Obrigada , quando a atenção nas aulas é escassa , a minha única salvação para além dos livros , são este tipo de blogs ! xD

    ResponderEliminar
  67. obrigadao... apesar de tirar boa nota a portugues nao percebo la mto de gramatica e é lixado por vezes memorizar isto tudo... com a ajuda deste blog ja consegui mais ou menos do resto é a atençao nas aulas lol

    ResponderEliminar
  68. É muito mau dizer que estou no primeiro ano da Faculdade e que não percebo nada disto? lol
    Tenho uma disciplina em que precso de saber estas coisas e até agora nunca consegui decorar os raios dos nomes das orações... Vamos a ver se é desta...

    ResponderEliminar
  69. isto sai no exame nacional?

    ResponderEliminar
  70. Faltam as concessivas!mas de resto ta mto bom *****

    ResponderEliminar
  71. mt obrigada stôr! o meu exame vai de certo correr mt melhor! :D

    ResponderEliminar
  72. este site está muito fixe mesmo! é que eu nao tinha percebido nada disto pela professora e vim aqui li isto e percebi! estou tao aliviada! começava a ficar reocupada ppor nao saber esta materia :D
    muito muito obrigada

    ResponderEliminar
  73. Muito obrigado tiraram-me de uma alhada

    ResponderEliminar
  74. Muito util este blog para mim

    ResponderEliminar
  75. Obrigado!! Vai ser uma optima ajuda :D

    ResponderEliminar
  76. Obrigado pela ajuda!!!
    Fabio Rio Grande do Sul - Brasil

    ResponderEliminar
  77. foi mt bom ajudou-me no teste e tirei muito bom

    ResponderEliminar
  78. tirei 100% graças a estes apontamentos está muito bem eplicado :D

    ResponderEliminar
  79. Graças a isto vou poder estudar!!!!

    ResponderEliminar
  80. muito fixe ta brutal.ajuda bue!

    ResponderEliminar
  81. Estudié mucho darle las gracias por este sitio Espero que este resultado en la prueba de mañana, yo soy de España Madrid Gabriel Suárez

    ResponderEliminar
  82. Este blog facilitou-me mesmo a vida porque não percebia muito a matéria e não tinha apontamentos de jeito, muito obrigado por ser tão compreensivo com todos os visitantes.
    Neste blog aprendi muito bem as orações.
    Espero que o professor faça mais blogs para o 2º ciclo e 1º ciclo, conto consigo.
    Espero que no mini teste oral tenha tudo certo.
    CARLOTA DE PORTUGAL

    ResponderEliminar
  83. o site e brutal ajuda muito

    ResponderEliminar
  84. é um blog espantoso que me é bastante útil. Obrigado!

    ResponderEliminar
  85. Isto mostra que as pessoas só estudam para os testes.
    - Muitas dos comentarios sao a dizer " Precisava msm disto amanha tenho teste".


    Mesmo preguiçosos.

    ResponderEliminar
  86. este blog foi mesmo util, fiquei a perceber tudo de forma fácil, amanha tenho teste de português e isto salvou-me ^^

    ResponderEliminar
  87. Muito obrigado gente,me ajudaram bastante.
    Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  88. Muito obrigado ajudou muito.

    ResponderEliminar
  89. Por acaso este blog é muit util, mas no entanto, como o professor já disse, não está de acordo coom o novoo programa de portugues... mas de resto estámuito bom.
    sites deste género dão muito jeito, por isso Parabens e Obrigado :)

    ResponderEliminar
  90. OBRIGADA POR TER ESSE RESUMO, POIS ME AJUDOU MUITO!

    ResponderEliminar
  91. obrigado ajudou imenso

    ResponderEliminar
  92. É bom blog espero que aumentem as informações

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails