AVISO:

Aos alunos de Portugal:
Este blogue é anterior ao Novo Programa de Português do Ensino Básico e ao Acordo Ortográfico.

Aos alunos de outros países (Brasil, Angola, Moçambique...)
Sobretudo nas questões de gramática, todas as afirmações feitas neste blogue referem-se ao português de Portugal e não ao português do Brasil ou dos países africanos. Por favor, tenham isso em atenção!

14/10/2011

Texto Publicitário – características



images (24)1. Um Texto Publicitário deve obedecer aos seguintes aspectos:


ATENÇÃO   INTERESSE  DESEJO  MEMORIZAÇÃO    ACÇÃO     (AIDMA)



A Atenção prende-se com um grafismo sugestivo
O Interesse, com a linguagem
O Desejo, com estímulos
A Memorização, com técnicas de fixação
A Ação, com o ato da aquisição do produto (a compra)


2. Deve ser constituído por:
Um SLOGAN - texto original, breve, com uma linguagem simples que facilite a sua memorização
Uma IMAGEM - de preferência a cores, para despertar a atenção.
Um TEXTO DE ARGUMENTAÇÃO - complementar ao slogan, explicitando o produto com mais pormenor.
Um SÍMBOLO DA MARCA do produto


aa3. O texto publicitário tem como objetivo primordial persuadir e incentivar o consumo. Para isso serve-se de vários recursos estilísticos:

- Aliteração
- Onomatopeia
- Rima
- Repetição
- Abundância de adjectivos
- etc.


4. Funções da linguagem predominantes
- Função apelativa: uso do imperativo; do vocativo; do infinito e do conjuntivo com valor imperativo
- Função poética: uso de figuras de estilo (referidas em 3)


Em resumo:
Publicidade é uma palavra que deriva do latim (publicum). É uma técnica que tem por objetivo promover a venda de produtos (publicidade comercial) ou a divulgação de ideias (publicidade institucional). 

Baseia-se em três princípios:
Estudo do mercado - deve conhecer-se bem o mercado, a concorrência, para que a venda seja eficaz
Marketing - uso de técnicas  para convencer o recetor a comprar a mercadoria. Normalmente, fazem-se promoções, enviam-se amostras, etc.
Motivação - devem utilizar-se todos os processos par persuadir o consumidor.


NOTA - Para imprimires este texto numa ficha informativa, carrega AQUI








3 comentários:

  1. Boa, ajudou-me imenso num trabalho que tive que fazer!

    ResponderEliminar
  2. Muito boa publicação sobre texto publicitário, ajudou bastante!

    ResponderEliminar
  3. Nossa o que eu procurava para o meu trabalho! :D'

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails