21/03/2010

PRONOMINALIZAÇÃO – regras para articulação de verbos com pronomes

Quando juntamos pronomes aos verbos, há algumas regras que temos que ter em conta. Vejamos:
1 – Quando a forma verbal termina em vogal, o pronome não sofre alterações.
      
          ex: Vi o filme. > Vi-o

2 - Quando a forma verbal termina em R, S, ou Z, estas consoantes caem e o pronome pessoal passa a ser: -lo, -la, -los, -las.

          ex: Vou ver o Luís. > Vou vê-lo.
                Tu contas histórias.  > Tu conta-las.
                Ele faz os trabalhos de casa. > Ele fá-los.

3 - Se a forma verbal terminar em  M ou em ditongo nasal (õe, ão), o pronome tomará as formas: -no, -na -nos, -nas.

          ex: Os alunos viram o filme. > Os alunos viram-no
                O João põe o livro na estante. > O João põe-no na estante.

4 – Quando a forma verbal estiver no modo condicional, o pronome coloca-se entre o radical do verbo e as terminações verbais (-ia, -ias, -ia, -íamos, -íeis, –iam). No entanto, como o radical termina em R, este cai e o pronome ganha um L, tomando a forma -lo, -la, -los, -las.

           ex: Eu levaria a bicicleta para a escola. > Eu levá-la-ia para a escola.
                Tu convidarias os teus amigos para a festa. > Tu convidá-los-ias para a festa.

5 - Quando a forma verbal estiver no futuro, o pronome coloca-se entre o radical do verbo e as terminações verbais (-á, -ás, -á, -emos, -eis, –ão). No entanto, como o radical termina em «R», este cai e o pronome ganha um L, tomando a forma -lo, -la, -los, -las.

            ex: Ele entregará a encomenda a tempo. > Ele entregá-la a tempo.
                 Eles pedirão a prenda à mãe. > Eles pedi-la-ão à mãe.

6 – Se a frase estiver na negativa, o pronome vai para antes do verbo, sem sofrer alterações (tal como nalguns casos em que a frase está na forma interrogativa).

            ex: Ele não levou o livro para a aula. > Ele não o levou para a aula
                 Já leste o livro todo?. > Já o leste todo? 

CASOS ESPECIAIS:
Sempre que na frase se encontrem em contacto duas formas de pronome pessoal,  complemento directo e indirecto, elas contraem-se formando uma só palavra (em qualquer tempo verbal).

             ex: Já li o livro. Posso emprestar-to ( te o )
                  Encontraste a peça? Então dá-ma. (me a)

PARA FAZERES DOWNLOAD DESTE TEXTO EM PDF, CARREGA AQUI

SEXTA-FEIRA OU A VIDA SELVAGEM - resumo da obra por capítulos

Aqui têm a correcção do trabalho que vos pedi: o resumo da obra de leitura orientada Sexta-Feira ou a Vida Selvagem, de M. Tournier, por capítulos.




19/03/2010

Verbos - exercícios de flexão verbal

Para te ajudar no estudo da conjugação verbal, preenche esta ficha, conjugando um verbo de cada um dos temas, em todos os tempos e modos. Bom trabalho!


ACENTUAÇÃO - Exercícios (parte 1)

Para melhorares a expressão escrita, ao nível da acentuação, imprime esta ficha de trabalho e resolve os exercícios que aqui te são propostos. Bom trabalho!




14/03/2010

SEXTA-FEIRA OU A VIDA SELVAGEM - questionário do último capítulo

Chegámos ao fim do estudo desta obra.

Lê o último capítulo e atenta, concretamente, no excerto que começa em «Do alto do pico rochoso, via-se toda a ilha...» e vai até ao final da obra.

1 - A qual dos momentos da acção pertence este excerto?
   1.1 - Identifica os outros momentos de acção, resumindo o que acontece em cada um deles.

2 - Tendo em conta o seu final, como classificas a acção? Justifica.

3 - Retira do texto as expressões que situam a acção no espaço e no tempo.

4 - Identifica os modos de expressão da narrativa que estão presentes neste texto, dando exemplos para cada um deles.
   4.1 - Na descrição da ilha estão presentes sensações visuais e auditivas.
     4.1.1 - Retira do texto exemplos para cada uma delas.

5 -Identifica e classifica, quanto ao relevo, as personagens do texto.
   5.1 - Identifica e classifica, também quanto ao relevo, as restantes personagens da obra.

6 - Caracteriza o estado de espírito de Robinson.

7 - «Sexta-Feira ensinara-lhe a vida selvagem e partira»
   7.1 - Esta situação manteve-se inalterada ao longo da obra? Justifica.
   7.2 - Que acontecimento veio alterar a vida e a relação de ambos?
        7.2.1 - Esse acontecimento teve outras consequências. Quais?
  7.3 - Assim sendo, como classificas Robinson e Sexta-Feira quanto á composição? Justifica.

8 - Atende, agora, ao narrador e classifica-o quanto à presença e quanto à posição.

9 - Identifica as figuras de estilo presentes nas expressões:
   9.1 - «cujos cabelos... tão vermelhos como os seus»
   9.2 - «cujos cabelos... começavam a relampejar»
   9.3 - «a ilha que despertava na bruma»

07/03/2010

Orações Coordenadas e Subordinadas - Exercícios (I)

Exercícios para identificares e classificares orações coordenadas e subordinadas e as conjunções e/ou locuções conjuncionais. Bom trabalho


NOTA:
1 - para responderes corretamente às questões que te são apresentadas, consulta os seguintes textos do blogue:

2 - para realizares um exercício interactivo sobre esta matéria, carrega AQUI.

Sexta-Feira ou a Vida Selvagem, de M. Tournier – Questionário dos Capítulos XX e XXI

Chegámos a meio da obra de leitura orientada Sexta-Feira ou a Vida Selvagem, de Michel Tournier
Depois de leres os capítulos XX e XXI, imprime esta ficha de trabalho e responde às questões que te são apresentadas sobre estes capítulos. Bom trabalho!





05/03/2010

SINÓNIMOS E ANTÓNIMOS, HIPÓNIMOS E HIPERÓNIMOS E PALAVRAS HOMÓGRAFAS, HOMÓFONAS, HOMÓNIMAS E PARÓNIMAS

Como sabes, as palavras relacionam-se entre si não só em termos gramaticais, mas também ao nível do significado.
Se, por um lado há os sinónimos e os antónimos, por outro há também os hipónimos e hiperónimos e, ainda, as palavras homófonas, homógrafas, homónimas e parónimas.
Para te ajudar a compreender melhor estes conceitos, imprime esta Ficha Informativa, lê-a com atenção e, depois, guarda-a no teu portefólio. Bom estudo!





O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá - cronologia da acção (ppt)

Powerpoint sobre O Gato malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado:





02/03/2010

Texto Narrativo - As Categorias da Narrativa (ppt)

Depois de, na aula, termos abordado as categorias da narrativa, deixo-vos agora aqui dois  powerpoints sobre esse assunto. Bom estudo!

powerpoint 1:



powerpoint 2:

>

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails