04/01/2010

Sexta-Feira ou a Vida Selvagem, de M. Tournier - resumo da obra

Vamos iniciar o estudo da obra Sexta-Feira ou a Vida Selvagem, de M. Tournier. Para conheceres a vida e obra deste autor, carrega AQUI:.

Para despertar a tua curiosidade, aqui fica o resumo do livro:


Robinson Crusoe é um inglês, de York, que deixou mulher e filhos para ir estabelecer trocas comerciais entre o seu país e o Chile. Depois de uma longa viagem, vê-se metido numa grande tempestade. Enquanto conversava com o capitão do navio, este foi arrasado pelas águas do mar.
No outro dia, Robinson acorda numa praia de uma ilha deserta. O barco naufragara e ele era o único sobrevivente. Assim, depois de vaguear, decide construir um barco, o Evasão.

Fez várias expedições ao barco naufragado para aproveitar o material. Porém, apercebeu-se que construiu o barco demasiado longe da praia. Sem conseguir levá-lo, renunciou aos trabalhos.
Andou desesperado, ao ponto de ter visões, como a dum barco onde andava a sua irmã. Banhava-se em lama e perdia o sentido da vida. Quando "acordou" do transe, pôs mãos à obra e começou a civilizar a ilha, dando-lhe o nome Speranza.

Encontrou o cão, Tenn, do navio, e praticou as imensas actividades, como se levasse uma vida normal em York ou em qualquer civilização. Organizou uma constituição, cheia de regras e, um dia, descobre indígenas na "sua" ilhas, pois auto-intitulara-se governador. Depois de um ritual de matança entre eles, os índios forma-se embora, deixando Robinson numa ilha selvagem, vivendo como numa civilização.

Cultivou, construiu casas e assistiu a espectáculos do mundo animal. Numa ilha deserta, somente tinha actividades, quase nem descansava. Só reflectia e repousava numa cavidade de gruta descoberta, onde "voltava a ser criança". Até que, de novo, aparecem os indígenas. Desta vez, o condenado escapa e Robinson, num acto de compreensão, ajuda-o a salvar-se. O índio acaba por ficar com Robinson na ilha. Recebe o nome de Sexta-Feira (pois Robinson acolheu-o a uma sexta-feira) e aprende tudo da civilização com Robinson, seu amo e superior. Mas Sexta-Feira não entendia e não queria entender a civilização e Robinson desejava algo mais.

Num dia, ambos fugiram às obrigações: Robinson foi para a pequena gruta e Sexta-Feira divertiu-se com todos os acessórios de Robinson. Quando Robinson voltou, Sexta-Feira, que fumava, provocou uma explosão na casa construída.

Todo o trabalho de Robinson foi destruído. Agora, seguiam uma nova vida, a selvagem. Embora relutante, Robinson apercebeu-se de que se sentia melhor, mais jovem. Considerava o índio como um irmão e juntos exploraram a ilha e a natureza. Fizeram cozinhados exóticos (preparados por Sexta-Feira), jogaram como crianças, imitando-se. A magnificência da Natureza revelou-se e ambos assumiram uma grande amizade. Até Sexta-Feira tinha as suas aventuras.

Entretanto, chega à ilha um navio chamado Whitebird. Assim, Robinson descobre que estava na ilha há 28 anos, 2 meses e 22 dias! Além disso, tinha 50 anos! Porém, embora Sexta-Feira ficasse maravilhado pelo navio, Robinson decide ficar na ilha.

No dia seguinte, Sexta-Feira desaparece, pois refugiara-se no barco. Em troca, Robinson encontra o grumete do Whitebird. Sendo natural da Estónia, Robinson dá-lhe o nome de Domingo, dia das festas, risos e dos jogos.


25 comentários:

  1. Resumo Bem feito ;)

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso!!!
    Aproveitas muito bem as novas tecnologias, o que é de salientar pela positiva.Parabéns!
    Abraço.
    Cabinense.

    ResponderEliminar
  3. exelente foi uma grande ajuda para o meu trabalho de opiniao pois nao gosto la muito de ler

    ResponderEliminar
  4. Excelente adorei já li o livro há imenso tempo e não sabia dele por isso fui à procura de resumos até que encontrei este e foi-me muito util para umas perguntas que a minha professora de portugês fez. Muito Bom PARABÉNS

    ResponderEliminar
  5. amei o resumo :) deu muito geito obrigada

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, deu-me muito jeito

    ResponderEliminar
  7. Cabinense???? que lol sim por acaso o resumo esta muito bem feito da uma grande ajuda... :)

    ResponderEliminar
  8. podiam por a caracterizaçao fisica e psicologica de robinson dava geito mas obrigada a mesma :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e mesmo com a caracteristica de cada personagem seria muito melhor mais prontos esta bom

      Eliminar
    2. pois ... ajudava um pouco pois vou ter teste e sou má em interpretação de textos ... :(

      Eliminar
  9. deu-me muito jeito para o trabalho de portugues obrigada

    ResponderEliminar
  10. Eu ainda não tinha lido o livro e este blog ajudou-me imenso obrigada!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito do blog. Dá muito jeito quando não entendo a matéria na aula e os resumos estão muito bem feitos. Obrigada

    ResponderEliminar
  12. estava perfeito deu-me uma grande ajuda

    ResponderEliminar
  13. Gostei... Deu me muito jeito.... Para o teste que tive foi muito mais fácil.....:-) :-) :-) B-)

    ResponderEliminar
  14. Muito bem feito o resumo. Vai-me dar jeito na apresentação do plano nacional de leitura

    ResponderEliminar
  15. Muito bom.
    Parabens :)

    ResponderEliminar
  16. Você salvou com o meu trabalho de português, não sou muito de ler.

    ResponderEliminar
  17. obrigada pela ajuda foi muito útil : ) ; ) ;) :) ;) :) OBG

    ResponderEliminar
  18. mt bom obg ajudou bastante

    ResponderEliminar
  19. É um bom resumo. Ajudou-me imenso

    ResponderEliminar
  20. muito bom me ajudou muito!!!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails